PROJETO: Valores humanos na formação do educando.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 5º ano do ensino fundamental
TEMPO PREVISTO: 15 dias
JUSTIFICATIVA: Consciente da parceria da escola com a família na formação do indivíduo, faz se necessário à realização de uma proposta de trabalho mais eficaz de modo a envolver todos os educadores das diferentes séries, visto que é importante a integração dos mesmos para que haja um trabalho prazeroso, uma aprendizagem significativa e o maior objetivo deste projeto é o resgate de valores, valor da vida, da família, respeito ao outro, solidariedade, amor ao próximo, fraternidade.
OBJETIVO GERAL: Vivenciar os valores humanos como pilar de sustentação da convivência humana, valorização da vida e da fraternidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Conduzir os educandos ao caminho do autoconhecimento e autorealização através do desenvolvimento da personalidade e da espiritualidade, independente da religião ou credo;
-Desenvolver gradualmente a autonomia e o autocontrole dos educandos;
-Facilitar a descoberta das próprias virtudes;
-Incentivar o espírito de equipe, a criatividade, o respeito ás diferenças, assim como reverência e amor pelo homem e pela natureza;
-Conscientizar os educandos das suas capacidades e estimula-los a empregar os seus talentos a serviço da comunidade.
RECURSOS: cola, tesoura, papel colorido, jogos manipulativos, CD, dvd, aparelho de dvd, televisão, aparelho de som, tintas, instrumentos musicais, computador, internet, câmera fotográfica etc.
METODOLOGIA:
-Mensagem/Meditação;
-Sentar em Silêncio;
-Contar histórias;
-Fazer o reconto, desenho ou registrar fatos da história lida;
-Canto;
-Atividades integradas;
- Relaxamento, contar à sensação que tiveram no momento;
-Pesquisas na Internet sobre o tema;
-Fazer murais sobre o que pesquisaram;
- Trabalhos em grupos e em duplas;
- Dinâmicas;
-Trabalhos manuais;
- composições;
-Desenhos ou gravuras;
-Seminário de integração;
-Oficinas;
- Fazer mural da árvore de valores;
-Ouvir músicas sobre o tema; e assim fazer confecção de um marcador de livro;
--Encenação de músicas que serão cantadas.
CULMINÂNCIA:
-Apresentação dos alunos;
-Envio de mensagens;
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO:
-Ficha de acompanhamento;
-Observação relacionada principalmente á mudança de atitude;
-Participação nas atividades propostas;
-Provas escritas;
-Ações;
-Relatórios;
-Murais, painéis, gráficos, cartazes;
-Atividades integradas;
-Apresentações artísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário