quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Navegando em hipertexto sobre hipertexto

A principal vantagem de sistemas baseados em hipertexto em relação aos sistemas tipicamente lineares é exatamente os benefícios que podem surgir da organização não linear da informação. O hipertexto é uma ferramenta cognitiva que auxilia o aluno na construção do conhecimento. A liberdade do aluno de não ter que seguir uma sequência pré-determinada e que muitas vezes pode não ser de seu interesse. O estudante pode ter a liberdade de ação e é encorajado a tomar a iniciativa. A excelente capacidade de recuperação de informações através da interface gráfica com o usuário; os meios de armazenamento eletrônico suportam grande quantidade de informações; facilidade na atualização e distribuição dos materiais; melhor apresentação das informações através de recursos visuais e navegação rápida em grandes bases de dados; os resultados de pesquisas podem ser salvos para futuras utilizações; proporciona um sistema de aprendizagem exploratória ou de descoberta.
Navegar pela internet é muito tranquilo para mim, pois a utilizo diariamente pelos mais diversos motivos: pesquisando, enviando e recebendo e-mails, etc. O hipertexto cria uma rede de conhecimento que leva os outros caminhos e ao compartilhamento dessas informações para os mais variados interesses. Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. “Enquanto em um livro você trabalha página por página, linearmente, para formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em um hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único elemento”. São elementos interligados, formando uma rede complexa. Cada elemento particular tem por sua vez outros elementos formando outro universo de conexões. Concluindo, o hipertexto é de fato, um recurso que organiza conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário