quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, divisão em disciplina e os conteúdos trabalhados por elas. Vamos entender o significado da palavra “currículo” do latim “currere”= carreira. Portanto, currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em instituições de ensino. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuições dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Um currículo pode ser definido por uma rede ensino, para todas as escolas. Currículo é a experiência, conhecimentos e saberes que se espera fazer, aprender na escola de acordo com o que julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo contexto. Hoje as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo são de grande importância, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular. As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio ás elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens. César Coll resume o conceito de currículo como um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só que concerne a seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades e não apenas uma lista de disciplinas e conteúdo

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